top of page

Brinquedos Não Estruturados no Desenvolvimento Infantil

O QUE É UM BRINQUEDO NÃO ESTRUTURADO, OU NÃO CONVENCIONAL?

Diferentemente dos brinquedos produzidos industrialmente em larga escala, os brinquedos não estruturados são provenientes do nosso entorno, ou seja, de tudo que está ao alcance da criança e que ela consegue transformar em objeto de brincar. São pedras, placas de madeira, formas geométricas, tampas, potes, folhas, enfim, qualquer objeto que não possua uma função estritamente definida enquanto brinquedo.

ree

Atualmente existem também alguns brinquedos não estruturados artesanalmente manufaturados, como placas de madeira, formas geométricas básicas, brinquedos não definidos. Estes brinquedos alternam sua classificação enquanto estruturados ou não de acordo com as alterações criativa que a criança imprime sobre o objeto durante o uso.

Ao interagir de forma livre com estes materiais, sem conceitos pré-concebidos, surgem diversas possibilidades de uso, sem nenhuma condição de certo ou errado no ato de brincar. Assim o cérebro da criança realiza diversas novas conexões neurais e o seu aprendizado acaba por se consolidar por completo.

Quando uma criança brinca de forma livre com esses materiais, muitas possibilidades surgem, não existe certo e errado, não existem conceitos pré-determinados que os impedem de criar. Dessa forma o cérebro faz novas conexões nervosas e o aprendizado vai sendo consolidado de forma agradável e inovadora.


POR QUE BRINCAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS?

A utilização de brinquedos não estruturados permite à criança uma brincadeira livre, sem sistematização de regras, pois não possuem uma lógica fechada a ser seguida no momento de brincar.

A brincadeira não é fixa, ela se transforma conforme a imaginação da criança. As oportunidades de construção e desconstrução surgem a todo momento no seu subconsciente, reforçando suas habilidades cognitivas.

Estes brinquedos aguçam as habilidades motoras, favorecendo o desenvolvimento da destreza e da coordenação olho-mão, assim como enriquecendo a experiência sensorial. Eles auxiliam na compreensão de ordenação, classificação e agrupamentos, assim como na diferenciação de formas, tamanhos e cores.


BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DOS BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Estimular a criatividade e a imaginação

A habilidade das crianças em transformar objetos sem significado em objetos de brincar é imensa. Sua criatividade e imaginação são melhor desenvolvidas quando desafiadas, por exemplo, por objetos não estruturados. As possibilidades de interação vão surgindo conforme a brincadeira se desenrola, e novos mundos surgem em paralelo com a diversão.


Auxiliar no aprendizado

Pedagogicamente os brinquedos não estruturados são aproveitados para dialogar com outras formas de assimilação do conhecimento. A matemática, as ciências humanas, as noções de física, são numerosas as áreas aprendizado com as quais podemos correlacionar a utilização deste tipo de brinquedo.


Tornar o brinquedo perene, preservando o meio ambiente

Por não possuírem um uso fixo e determinado o brincar não estruturado não restringe a utilidade do objeto, dessa forma a durabilidade do brinquedo é estendida. O brinquedo vai se renovando, conforme o uso e aprendizado da criança, garantindo a perenidade do objeto.

Tem-se assim um outro ganho indireto, a redução de resíduos descartáveis. O brinquedo é utilizado por mais tempo, muitas vezes é passado para outras crianças, e isso tem um impacto em uma menor produção de lixo, e por consequência na redução do consumo dos recursos naturais.


Redução do aspecto consumista dos brinquedos

Conforme referido anteriormente os brinquedos não estruturados não advém de processos de industrialização em massa, ao contrário, são naturais e artesanais, podendo ser desenvolvidos com matéria-prima vinda da natureza (pedras, madeiras, folhas).

Não há, portanto, uma relação comercial consumista entre a criança e o brinquedo. Isto é vantajoso ao ponto que pode contribuir também para uma educação consciente do consumo, reduzindo-se as compras por impulso.

Já os brinquedos não estruturados comprados, artesanais em sua grande maioria, são vistos como investimento, pois possuem durabilidade, qualidade e versatilidade em sua utilização, contribuindo para o desenvolvimento a longo prazo das crianças.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page